sexta-feira, 2 de junho de 2017

Santo António, em Alvalade (2)

A Educação pela Arte assume nos dias de hoje um papel de elevada rele­vância, tanto mais central quando se vive atualmente uma época marcada por rápidas transforma­ções e desafios a nível dos valores humanos, assumindo o Desenho um papel-chave no desenvolvimento de uma literacia de valores cívicos e artísticos essencial a uma Educa­ção para a Cidadania plena.


Através de olhares que privi­legiam a reflexão crítica e a aceita­ção da diferença, cada “viagem” tem o seu próprio “itinerário”, englobando múltiplas propostas de trabalho e desafios que proporcionam a cada aluno expor diferentes formas de ver o mundo, desenvolver a sua criatividade e o sentido estético, bem como o espírito de superação.



No presente ano letivo, a “Viagem com Alma: Santos e Populares” teve como ins­piração as tradições associadas aos Santos Populares. Posteriormente, as propostas de trabalho elaboradas pelos alunos refletiram não só um olhar atento sobre estas tradições e festejos, durante o mês de junho, mas também um olhar para a cidade de Lisboa tendo esse trabalho sido desenvolvido de forma a permitir articulações com a disciplina de Português do 11.º ano.




O trabalho desenvolvido também se estendeu de forma transdisciplinar envolvendo algumas turmas de Educação Visual e @rte.com do 3.º ciclo, que animaram com diferentes roupagens muitas sardinhas e manjericos. Toda a concepção do espaço esteve a cargo dos alunos das duas turmas de Artes Visuais (10.º G e 11.º F) — os nossos viajantes — cujo trabalho englobou também a pintura dos cenários de grandes dimensões que transformaram o espaço polivalente da escola num grande arraial onde não faltou o fado e uma marcha popular. 




Valorizando o convívio e o espírito de partilha, esta “viagem” foi mais uma oportunidade para os encontros que este Projeto tem como apanágio: encontro com os alunos, encontro com os pais e encarre­gados de educação, encontro com os professores… encontro com os amigos!
Sentimos, por isso, que tudo valeu a pena, guardando a mala de viagem com o desejo de voltar novamente a viajar!


MOMENTOS DA VIAGEM













Sem comentários:

Enviar um comentário